Já em 2019 as projeções para a área imobiliária eram as melhores possíveis.
Além do aumento nas vendas tivemos também um expressivo aumento nos lançamentos de imóveis.
Com esses resultados a estimativa dos especialistas na área era bem positiva para o ano de 2020.
Eram igualmente positivas as expectativas do Sistema Financeiro da Habitação (SFI), devido à queda dos juros, como a taxa Selic, que chegou à 5% ao ano em novembro de 2019. Crescendo assim um real interesse de investidores no mercado em 2020.
Mediante esses aspectos em vista, o segmento imobiliário apresentava como um ambiente seguro em termos fiscais e financeiros.
Confirmando as previsões dos especialistas, o primeiro trimestre de 2020 apresentou dados satisfatórios na retomada do crescimento, segundo afirma uma pesquisa da CBIC divulgado em maio de 2020. Onde relata um crescimento de 26,7% em comparação com o mesmo do ano anterior (2019).
O cenário da pandemia trouxe dificuldades temporárias na área da construção civil (construtoras) e na comercialização (imobiliárias/corretores) devido ao distanciamento social.
No novo contesto da pandemia, empresas e corretores tiveram que se adaptarem ao novo cenário imposto pela pandemia do novo corona vírus. Algumas mudanças e aprendizados devem permanecer para sempre. Mudanças essas que passam por soluções na área da tecnologia tais como: fotos, vídeos com visão de 360 graus, canais de comunicação que agilize o dia a dia dos consumidores. Entre outros, para que possamos superar esse obstáculo.
As vendas on-line eram visto como uma tendência importante para 2020, mesmo antes da pandemia, consolidou se na pandemia e deve continuar assim pós-pandemia.
Os profissionais do segmento imobiliário devem usar cada vez mais esses recursos para prospectar clientes e fechar vendas. Quanto mais uso de recursos tecnológicos e plataforma digital uma empresa usar mais bem sucedida ela será.
Um destaque disponível no mercado é o CRM imobiliário, que é um instrumento muito versátil que se apresenta como uma ferramenta multifuncional.
A pandemia consolidou ainda mais o quanto estamos imersos na era digital. E foi usando toda essa tecnologia disponível que o mercado imobiliário teve um grande crescimento no último trimestre de 2020 e continua assim o inicio de 2021. Vencendo assim a pandemia do novo corona vírus.